Abertura do ano Letivo do Ensino Fundamental Municipal trata da inovação na Educação

17/02/2017

A necessidade de inovação nos ambientes escolares, aliada a valorização do professor foram os assuntos de destaque durante o evento de boas vindas aos profissionais do Ensino Fundamental da rede municipal de Santo Antônio da Patrulha.

Realizado no Clube Recreativo Patrulhense na tarde dessa quinta-feira (16/02), contou com a presença de 350 servidores aproximadamente, além de autoridades, tais como o prefeito Daiçon Maciel da Silva e o vice José Francisco Ferreira da Luz, o presidente do Legislativo, André Selistre, a presidente do Conselho Municipal da Educação, Carla Meregalli, secretários municipais e o vereador Marcelo Santos Silva.

A secretária municipal da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli destacou seus principais objetivos, já que assumiu recentemente a pasta.  Disse que acredita em uma gestão compartilhada e que pretende atingir as metas do Plano Municipal de Educação e do Plano de Governo do prefeito Daiçon, que foi construído em conjunto com a comunidade. Completou afirmando que quer dar mais visibilidade às escolas, bem como autonomia e autoria aos professores em seus espaços escolares.

O presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre falou sobre a qualificação dos profissionais de Santo Antônio e declarou que será parceiro em projetos que visem a maior valorização do quadro.

O vice-prefeito lembrou a importância da FURG nesse processo de formação dos professores e do grande desafio assumido em 2001, quando chegou ao cargo de prefeito e encontrou um índice de 15% da população analfabeta. “Naquela época a qualidade dos espaços escolares era decadente. Intensificamos nosso trabalho na recuperação das escolas e em seguida na redução do índice de analfabetismo. Melhoramos muito, um esforço conjunto que queremos dar continuidade”, afirmou.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva chamou a atenção para a necessidade de inovar. Disse que apesar da evolução que já existiu na educação, a tecnologia nos obriga a avançar. “Essa inovação passa especialmente pelo professor, ele é o ator principal neste processo, em conjunto com os alunos, família e governo. Por isso, decidi fazer o enxugamento da máquina pública, reduzindo o número de CCs para investir na qualificação do servidor. Já fui professor e sei o quanto é importante estar motivado e tranquilo para cativar e desempenhar um bom trabalho. Vamos lutar para isso”, disse o prefeito.

A coordenadora do Polo Universitário, Dilce Eclai e a professora da FURG, Karin Jelinek falaram sobre a necessidade de reinvenção da relação do saber, de inovar. Colocaram as duas instituições à disposição para colaborar neste processo, inclusive com a oferta de um Mestrado Profissional na Furg, que eleva o professor a condição de pesquisador.

O evento contou ainda com apresentações de dança do programa AABB Comunidade e com a música de Claire Barcelos e Nilton Júnior.

No dia 20 de fevereiro as aulas serão retomadas com os alunos nas 16 escolas de Ensino Fundamental do município.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED