Aberta exposição em comemoração aos 259 anos de Santo Antônio da Patrulha

28/08/2019

A missa realizada nesta terça-feira (27/08) na Paróquia Santo Antônio, na Cidade Alta, abriu as comemorações de aniversário da cidade, que está entre as quatro mais antigas do Rio Grande do Sul. Em 31 de agosto, Santo Antônio da Patrulha comemora 259 anos de história. A celebração realizada pelo Padre Adalberto Lummertz Borges contou com o pronunciamento do prefeito Daiçon Maciel da Silva, que destacou a importância da data e do “amor que devemos cultivar por nossa terra”, disse.

Após a missa, o padre conduziu uma procissão pela Av. Borges de Medeiros até a pedra que marca o local onde foi construída a primeira capela no Município, hoje, se localiza a Pira. Em seguida, foi aberta no Museu Caldas Júnior a exposição que conta a história do município desde a sua criação. O acervo do pesquisador Jaime Nestor Müller traz fotos e documentos que retratam os principais momentos da fundação de Santo Antônio da Patrulha, contendo inclusive o bilhete escrito por Margarida, fundadora do Município, manifestando sua vontade de casar com Inácio e a reprodução do que seria a capela instalada na Vila de Santo Antônio. O público também poderá conferir o filme “Ignácio e Margarida, uma história, uma cidade”, produzido pela escola municipal de ensino fundamental, Antônio Laureano da Cunha Filho no ano de 2016.

A secretária da Cultura, Turismo e Esportes falou sobre a importância na preservação desses documentos e disse que o Município deve digitalizar esse acervo para que possa ser preservado e compartilhado para o maior número de pessoas. Ela agradeceu ao Sr. Jaime Müller e demais membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santo Antônio da Patrulha por se encarregar de zelar tão bem pela história do município.

O público pode acompanhar a visita guiada por Müller, que também é conhecido como “repórter da história”.

Saiba mais:

Por Jaime Nestor Müller

No próximo dia 31 de agosto, Santo Antônio da Patrulha está comemorando os 259 anos de Criação da Capela Curada da Guarda Velha, a nossa primeira igreja. Com ela teve início a vida administrativa de Santo Antônio da Patrulha, do Litoral Norte e parte da Serra. Nela, por intermédio do capelão curado, padre Francisco Coelho de Fraga, eram feitos os registros religiosos e se resolvia e registrava também os fatos jurídicos-sociais de todas as comunidades pertencentes a essa capela.

A Lei nº 7952, de 05 de dezembro de 2017 que institui a comemoração foi aprovada pelos vereadores por unanimidade e sancionada pelo Prefeito Daiçon Maciel da Silva. É importante destacar que a referida Lei no seu artigo 1º instituiu o dia 31 de Agosto como - "Dia Comemorativo da Criação da Capela Curada de Santo Antônio da Guarda Velha de Viamão" e manteve no seu artigo 2º a data de 03 de abril como "Data comemorativa da Instalação do Município".

Sobre a criação de nossa primeira capela: Na página 126 da obra "Guarda Velha de Viamão - No Rio Grande Miscigenado Surge Santo Antônio da Patrulha", publicada em 1975 pelo padre Ruben Neis, ele afirma que a data de 31 de Agosto de 1760, dia da expedição da Portaria pelo Bispo do Rio de Janeiro, Dom Frei Antônio do Desterro, criando-se a Capela Curada da Guarda Velha de Viamão, e também nomeando um capelão curado para dar assistência religiosa aos moradores de nossa terra. É o documento fundamental da história de Santo Antônio da Patrulha, pois nele o referido bispo referenda a capela construída por Inácio José de Mendonça e Silva e sua esposa Margarida da Exaltação da Cruz em suas terras.

A exposição pode ser conferida ainda durante o mês de setembro e a programação em comemoração ao aniversário do município pode ser conferida aqui:

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE

Fonte: ACS-PREFASAP