ATUALIZAÇÃO: Duplicação ERS-030

20/05/2022

A duplicação da ERS-030 em perímetro urbano segue a todo o vapor. Dos postes de luz localizados na lateral da pista, apenas três, localizados no início do trecho 01, receberam asfalto em seu entorno. Os demais aguardam deslocamento, que será realizado por empresa especializada em eletrificação, a ser contratada pela Prefeitura, via licitação.

Após avaliação conjunta entre os técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPDE) e os engenheiros da Pavicon, empresa responsável pela obra, decidiu-se que seria mais produtivo aplicar o asfalto ao redor destes três postes desde já, do que aguardar o deslocamento dos mesmos para realizar o trabalho. Tal conclusão se deu pelo fato de que, após a remoção destas estruturas, o prejuízo ao pavimento ali instalado será mínimo e não vai prejudicar a qualidade da pista nova. Os demais postes do trecho 01 da duplicação ainda não receberam asfalto em seu entorno e serão deslocados antes disso.

Conforme decisões normativas do DAER que determinam qual a posição correta das redes aéreas em rodovias, os postes da ERS-030 estão desalinhados. Inicialmente, o deslocamento dos mesmos deveria ter sido realizado pela CEEE. Porém, a companhia não realizou o serviço enquanto a rodovia estava sob jurisdição do estado. Com a municipalização, novo processo teria que ser iniciado junto a CEEE Equatorial, com prazo de execução de cerca de um ano. Entretanto, com o rápido progresso das obras de pavimentação, a Prefeitura preferiu assumir a questão e contratar uma empresa privada para efetuar a movimentação das redes elétricas, agilizando a solução do problema e reduzindo custos.

Todos sabem que a duplicação vai trazer muitos benefícios para nossa cidade. No entanto, enquanto ela ainda estiver em andamento, é necessário que haja colaboração e paciência de todos. De sua parte, a Administração Municipal procura sempre prestar todos os esclarecimentos, para que a população esteja informada sobre os desdobramentos desta tão desejada obra.

Secretaria Municipal das Obras, Trânsito e Segurança - SEMOT  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE