A história do Coral Carmem Carolina

03/10/2018

É impossível falar de Coral Carmem Carolina sem falar em Mario Luiz Machado. As histórias se misturam, pois esse senhor, que acaba de completar 80 anos (27/08/18), foi o fundador do Coral que hoje, já conta com mais de 50 integrantes. O senhor Mario, que deixou Santo Antônio da Patrulha aos 22 anos em busca de novas oportunidades na cidade grande, após cinco décadas voltou a sua terra natal para, segundo ele, cumprir uma missão.

Ele nasceu na Esquina dos Morros e com quatro anos foi morar na Aldeia Velha, localidades do interior do município. Quando deixou a cidade, foi para Gravataí e Porto Alegre. Nas cidades grandes teve vários empregos, mas destaca sua atuação na fábrica de gaitas Veronese. Hoje ele ainda trabalha com gaitas, conserta, vende. Mas esta atividade para ele é quase uma terapia. “Eu faço para passar o tempo, porque me dá prazer”.

A música sempre esteve presente na sua vida. O pai foi sua grande inspiração, pois tocava gaita de botão. Mas, o senhor Mario aprendeu a tocar sozinho, e lá se vão 60 anos de muita melodia. Aos 16, já animava os bailes da cidade.

Ele nunca parou de tocar, seu desejo de ingressar em um coral nasceu ainda no município de Gravataí, quando iniciou suas participações na ASAPEG – Associação de Aposentados e Pensionistas de Gravataí. Na época, o coral da instituição contava apenas com o acompanhamento do violão e, o senhor Mário então pensou, que novos acordes dariam um novo brilho para as vozes do coral da ASAPEG. Bastou uma rápida conversa com o regente Eduardo Rocha para que o gaiteiro entrasse em cena. A esposa, Neusa também começou a cantar no coral e logo um novo convite apareceu para o casal de músicos: fazer parte de outro Coral, o Vozes da Aldeia, também de Gravataí.

Desde então as apresentações musicais não param. Eles percorrem diversas cidades gaúchas encantando em musicais e eventos que participam. Hoje o Coral Carmem Carolina tem até DVD. O repertório com 40 músicas traz o que há de melhor das canções gauchescas. As viagens e shows não são remuneradas. “Não recebemos nada por isso. Em algumas situações ganhamos o transporte, mas todos fazem muita questão de participar.”

Sua última profissão foi como autônomo, tinha uma metalúrgica em Gravataí. Em 2011 decidiu encerrar suas atividades e retornou a sua terra, Santo Antônio da Patrulha. Casado com Neusa Maria Silveira de Oliveira, outra apaixonada pela música, sentiu que estava na hora de fazer algo que mudaria a vida do casal e a de dezenas de pessoas.

“Já vim para Santo Antônio com esta ideia na cabeça” e lembra que o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social da época, Marco Aurélio Alves gostou muito da ideia e lançou um desafio ao senhor Mário: - iniciamos o coral se tivermos no mínimo 20 pessoas, lembra. Ele então saiu de casa em casa, convidando amigos para reunir o pessoal e também conseguiu o regente, Eduardo Rocha. A primeira apresentação já tinha data marcada, 27 de fevereiro de 2012, durante a inauguração das novas instalações do CRAS, na gestão anterior do prefeito Daiçon Maciel da Silva. A estreia foi também o primeiro ensaio de muitos que vieram depois e, que até hoje são realizados, todas as segundas-feiras no Qorpo Santo.

Um dos momentos marcantes para o senhor Mário, durante a história do Coral Carmem Carolina foi o lançamento do CD, que contou com a colaboração dos músicos Mario Machado (gaita), Alfredo Pereira (violão) Ismar Bittencourt (violão), Giovani dos Santos (contrabaixo), Denise Freiberger Panzenhagen (violão). A regência foi do amigo Eduardo Rocha.

Em 2019, o Coral Carmem Carolina completa sete anos e o senhor Mario tem muito orgulho desta trajetória. Apesar de ter partido dele a iniciativa, ele conta que muitas foram parceiros nesta caminhada. “São tantas pessoas que colaboram para que a turma continue unida e, que incentivam o nosso coral, que preciso registrar e agradecer: ao prefeito Daiçon, que nos permitiu iniciar, à secretária do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Ana Cristina Ramos, ao nosso ex-regente, Eduardo e ao atual Nilton Júnior, à Mara Rosane Rocha e à Fatima Fraga e demais servidores. Também agradeço ex-prefeito Paulo Bier e demais funcionários da administração passada, Taís Jobim, Linda Schenkel.” Junto com o senhor Mario, hoje o Coral Carmem Carolina conta com o violeiro, tio Carlos e com o inspetor Anildo que toca surdo, aos quais ele agradece a parceria.

Ele diz que o coral lhe trouxe grandes amigos, como o senhor Osvaldo Machado (in memoriam), “um grande parceiro. Temos uma união muito grande. O coral faz muito bem pra gente. O dia que não tem coral parece que ficamos doentes e quando estamos juntos esquecemos os problemas”, conta. Os integrantes comemoram os aniversários do mês com uma grande festa.

“Completei meus 80 anos e concluí uma arte na minha vida. Um sonho que deu certo, uma felicidade para todos, inclusive para mim”, celebra, o fundador do Coral Carmem Carolina.

Interessados em participar do coral podem entrar em contato com o CRAS, ou ligar para 3662.4146. Não é necessário saber cantar, apenas gostar de música, afirma o senhor Mário.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS

Fonte: ACS-PREFASAP