A Prefeitura está implementando o Projeto de Letramento em Programação (LetProg) na rede municipal de educação

06/06/2022

Em uma cooperação com a Fundação IMED, Instituto Ayrton Senna e Instituto JAMA, a Prefeitura está implementando o Projeto de Letramento em Programação (LetProg) na rede municipal de educação. A iniciativa é uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Diretoria de Inovação e Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPDE), através do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Inicialmente, as atividades são oferecidas ao 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Laureano da Cunha Filho e ao 7º ano da EMEF Santa Inês. Segundo o diretor de inovação e empreendedorismo da SEPDE, Kassiano Fraga, a previsão é de expansão para mais turmas e escolas nos próximos meses. “O objetivo do projeto é desenvolver habilidades para os cidadãos do século XXI, como fluência tecnológica, criatividade, resolução de problemas complexos e empreendedorismo, usando como vetor o pensamento computacional”, explica ele.

O Núcleo Rio Grande do Sul do LetProg atua para auxiliar no incentivo ao pensamento computacional por meio de práticas de programação de computadores. O foco é em estudantes de escolas públicas, do 4º ao 9º anos do ensino fundamental, com ênfase no desenvolvimento de metodologias ativas, materiais didáticos, instrumentos de análise de resultados e pesquisa aplicada à educação. Além do fomento às habilidades computacionais, o programa possibilita a expansão das competências sócioemocionais e a geração de impacto nas escolas, alterando o formato de aprendizagem, facilitando a leitura e criando novos autores no mundo digital.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE

imagem-noticia imagem-noticia imagem-noticia