Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

8ª Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha é aberta oficialmente

imagem-noticia

10/08/2018

 

Depois do sucesso do Baile da Melhor Idade, que reuniu quase 1.000 pessoas no Ginásio Caetano Tedesco, a noite foi de homenagens, na abertura oficial da 8ª Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha.

Nesta edição, a patrona da feira é a presidente do Grêmio Literário Patrulhense, Ana Clara Maciel e os autores homenageados, os escritores João Ferreira da Luz e Pablo Moreno. A homenageada especial é a escritora patrulhense, Regina Barcellos.

A coordenadora da Secretaria Municipal da Educação, Gioconda Marisol Luz Lima Silva apresentou esquete teatral prestando a homenagem aos escritores e propondo uma reflexão aos presentes.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo Antônio da Patrulha, Paulo Machado destacou a beleza da união entre prefeitura, ACISAP e Associação Moenda para promover um evento para a comunidade patrulhense. Agradeceu aos empresários que abraçaram esta ideia.

A secretária da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha disse que os dias de festa para o patrulhense foram pensados com muito carinho e agradeceu o esforço de todos na construção de um belo evento, citando o apoio das secretarias municipais de Obras e de Planejamento e Procuradoria Geral do Município.

A secretária da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli disse que a feira do livro, além de oferecer momentos de lazer, tem o objetivo principal congregar estudantes, professores e comunidade patrulhense em torno de atividades que valorizam a leitura e a escrita, destacando a produção literária local.

O vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, que é irmão de um dos escritores homenageados, “João Maraca”, como é conhecido pelos patrulhenses, ressaltou a importância de, mesmo em tempos de crise, fazer um esforço para manter a cultura viva no município e cumprimentou a todos que se envolveram neste projeto.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva lembrou que a Feira do Livro foi iniciada em sua primeira gestão como prefeito e comemorou a sua continuidade. “Sabemos como o contato com a cultura inspira e pode gerar bons frutos. Temos aí como exemplo a nossa Moenda, que incentivou patrulhense no mundo musical e muitos hoje são grandes estrelas. Agradeço a todos que não mediram esforços para estarmos aqui, valorizando nossa música, nossa literatura e nossa produção local.”

Após a solenidade de abertura, a presidente da Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior, Rosalva Rocha mediou o painel “O protagonismo Literário” com a patrona e os escritores homenageados. A escritora Regina Barcellos será homenageada em outra ocasião, às 14h45min, do dia 11 de agosto.

Saiba mais sobre a Patrona e sobre os escritores homenageados:

Ana Clara Maciel nasceu no município de Santo Antônio da Patrulha em 3 de fevereiro de 1955. É filha de José Maciel Junior e Lúcia Maciel. Ana Clara é mãe de Jerônymo Maciel Camargo. Formada em Administração de Empresas e Ciências Jurídicas, ambos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS realizou também alguns cursos de formação complementar. Trabalhou no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Santo Antônio da Patrulha, e a seguir na empresa Cardoso Marques S.A. Posteriormente, voltou a trabalhar no Cartório de Registro de Imóveis, atuando, por muitos anos, como Oficial Ajudante. Foi professora de Iniciação ao Direito, na Escola Cenecista de 2º Grau - Barão do Cahy, em Santo Antônio da Patrulha. Desde agosto de 1989, atua como advogada, na área do Direito Civil, em especial, Direito Registros Públicos e Direito de Família. Junto à comunidade, onde reside, tem procurado colaborar em diversas entidades, de diferentes âmbitos, a destacar: Diretora Executiva do Museu Juca Maciel; Integrante da Associação dos Amigos do Museu Juca Maciel; Presidente do Instituto de Desenvolvimento para as Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade – IDEAAS; Secretária Geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção de Santo Antônio, em três administrações; Secretária da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP, em sua oitava administração. No período de 1988 a 1995, quando o Museu Juca Maciel esteve aberto à comunidade, atuou na museografia e conservação do acervo, bem como na acolhida aos visitantes, em suas exposições temporárias. Integra o Grêmio Literário Patrulhense, sendo uma das fundadoras. Atualmente, presidente da entidade – Gestão 2018/2020. Participou e participa de algumas produções literárias, com destaque especial ao projeto “Antologia dos Poetas Patrulhenses – POESIA NA PRAÇA”, fazendo a coordenação técnica, através da recolha, digitação e revisão dos originais da obra, desde 1990. Atualmente, dedica também parte de seu tempo na revisão dos originais da obra de seu pai Juca Maciel e digitação de trabalhos inéditos que deixou e será reeditado pela família. Sempre que possível, participou e participa como voluntária, em campanhas e trabalhos em prol do desenvolvimento de Santo Antônio da Patrulha, por acreditar que os avanços de uma comunidade acontecem através do esforço coletivo e da união entre os pares.

 

João Ferreira da Luz é Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Letras com ênfase em Inglês pela Pacific Western University, Los Angeles, Califórnia, EUA, com diploma convalidado no Brasil pela UFRJ. Pós-graduado em Administração Empresarial pela Universidade Federal Fluminense e Pós-graduado em Especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Sua experiência profissional inclui gerenciamento de Comissários de Voo da Braniff Airways, Texas e Varig, Brasil. Instrutor de aeronautas em cursos de integração e palestrante sobre o tema “Scheduling” durante os Seminários da IATA, em Frankfurt, Chicago e Rio de Janeiro. Atualmente é professor do FGV Management e orientador de 812 trabalhos de conclusão de curso até 01 de Março de 2018.

 

Pablo Moreno é licenciado em Filosofia e bacharel em Direito. É escritor e editor de literatura para crianças e jovens. Escreve para jornais, revistas e páginas da internet. Recebeu o Prêmio Mário Quintana em Crônica/2006 e Poesia/2007. Seu livro Flor de Guernica foi finalista do Prêmio Açorianos de 2010 e recebeu o Prêmio Livro do Ano de 2010 da Associação Gaúcha de Escritores. O mesmo livro, em nova edição, foi selecionado para o Catálogo da Feira do Livro de Bolonha de 2017. Finalista do Prêmio Livro do Ano 2018, categoria infantil – Associação Gaúcha de escrita. Pablo Moreno mora em Passo Fundo - RS.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE 

Fonte: ACS-PREFASAP

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha