30º Raízes encerra com noite de homenagens

24/10/2019

Raizinha continua na quinta e sexta-feira.

A noite da quarta-feira, 24, começou com uma encenação teatral do economista, genealogista e escritor Luiz Antônio Alves. Com as luzes do palco apagadas, o caxiense interpretou a história do Raízes e de todas os livros impressos até o momento, sem falar uma palavra. Logo, Alves apresentou um vídeo de 2009 sobre o evento e então falou do valor do Raízes, que na sua opinião, é um dos eventos mais importantes do Brasil, na área do resgaste da história.

Segundo a Secretária da Cultura, Turismo e Esportes Eliana Cunha, pessoas de diversos municípios descendentes de Santo Antônio passaram pelo Raízes, como de Osório, Torres, Taquara, Cambará do Sul, Passo Fundo, São João da Urtiga, Caxias do Sul, entre muitos outros. Tivemos participantes de Imbituba/SC, Sorocaba/SP e Curitiba/PR.

A historiadora e idealizadora do evento, Véra Lucia Maciel Barroso, agradeceu a todos que ajudaram a concretizar o evento. O prefeito Daiçon Maciel da Silva escreveu uma carta para homenageá-la, que foi lida pela própria Vera. Daiçon agradeceu pelo trabalho da historiadora, iniciado há 30 anos, agradeceu seu esforço e destacou a relevância que o projeto tem para Santo Antônio da Patrulha e para o estado. “No Raízes de Santo Antônio da Patrulha e dos seus filhos, netos, bisnetos e trinetos muitas pessoas foram tocadas por este movimento de resgate ao passado. Muitos se envolvem, trabalham e vibram com este encontro de família. O Raízes, em cada município, é construído a muitas mãos, mas, somos todos instrumentos. A maestra deste belo espetáculo chamado Raízes de Santo Antônio da Patrulha tem nome: Vera Lucia Maciel Barroso.”

A noite encerrou com o congraçamento espiritual representado pelo grupo patrulhense “Dom de Deus”, que levou aos participantes uma mensagem de amor e paz, através da música.

A organização é da Prefeitura, através das secretarias municipais da Educação e da Cultura, Turismo e Esportes. A comissão organizadora do evento conta com representantes do Instituto Histórico e Geográfico e Grêmio Literário Patrulhense. O Raizinha acontece nos dias 24 e 25 de outubro, durante a manhã, a tarde e a noite no espaço cultural Qorpo Santo.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Gabinete do Prefeito