FEIRA NACIONAL DA CANA-DE-AÇÚCAR, RAPADURA, SONHO E ARROZ - FENACAN

16 de Março

FEIRA NACIONAL DA CANA-DE-AÇÚCAR, RAPADURA, SONHO E ARROZ - FENACAN

A Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, Rapadura, Sonho e Arroz (FENACAN) é a principal festa do município de Santo Antônio da Patrulha e região. Em 2022, o evento teve sua maior edição, tanto em termos de estrutura, quanto de programação.

A FENACAN nem sempre teve esse nome. Sua primeira edição ocorreu de 18 a 20 de novembro de 1983, com o nome de I Festival do Sonho. De lá para cá, a nomenclatura mudou algumas vezes, tendo sido chamada de “Festa do Sonho e Feira da Cachaça e Rapadura”, “Festa do Sonho, da Cachaça e Rapadura”, “Açoriana – uma festa portuguesa com certeza”, “Feira da Produção Patrulhense (ExpoSAP)” e, por fim, através de lei, que fixou este nome, FENACAN. Independente do nome, a festa nunca perdeu sua tradição e origem, de valorizar os produtos e artistas locais, projetando o nome de Santo Antônio da Patrulha para o mundo.

O desenvolvimento de um povo, de uma cultura, de uma região, se faz com uma grande soma de esforços, vindos de todos os lados e com um único objetivo: o crescimento. A FENACAN representa tudo isso. Uma feira que reúne o melhor de nosso município, em diferentes aspectos.

O resgate cultural gastronômico, através de duas famosas iguarias de nossa terra: a rapadura e o sonho açoriano. Ambos reúnem tradição e tecnologia em sua produção, fomentando o empreendedorismo do segmento, representado por nossas fábricas de rapaduras e restaurantes típicos.

Outro setor forte economicamente em Santo Antônio é a indústria metal mecânica, capaz de demonstrar as possibilidades de crescimento deste ramo em nossa região. Sem falar no arroz, alimento indispensável na mesa dos brasileiros que, em Santo Antônio da Patrulha, é muito mais que isso. Através de suas agroindústrias, este grão é fonte de recursos, emprego e renda para muitos de nossos cidadãos.

A valorização dos artistas locais, do artesanato, das artes plásticas, da música e de toda uma variedade de outras manifestações, também é fundamental para manter viva a cultura patrulhense.

A FENACAN ocorre anualmente em agosto, no Parque Caetano Tedesco. Em paralelo, também acontece a Moenda da Canção, a Moenda Instrumental, a Feira da Agricultura Familiar, o Feirão ACISAP/CDL e a Feira Municipal do Livro. Todas essas atividades unidas em um grande evento, apresentando as maiores potencialidades desenvolvidas em Santo Antônio da Patrulha.